Sobre o autor

GENUÍNO BORDIGNON

FORMAÇÃO:
• Graduação: Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) UNIJUI, Ijuí, RS – 1965
• Especialização: Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais. IESAE/FGV, dez. 1974
• Mestrado: Educação – Administração de Sistemas Educacionais IESAE/FGV, RJ. 1978

PRINCIPAIS FUNÇÕES EXERCIDAS:
• Diretor do Centro Educacional V. R. Jr – Lages SC (1970/76);
• Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Lages (1974/78);
• Diretor da Secretaria Geral do Conselho Federal de Educação, Brasília (1980/84 e jun/out 94);
• Diretor de Apoio Complementar da Fundação de Assistência ao Estudante – FAE – Brasília (1984/86);
• Coordenador de Educação e Cultura do IPLAN/IPEA – Brasília (1986/89);
• Chefe do Departamento de Planejamento e Administração da Faculdade de Educação/UnB (1996/98 – 2002 – 2005);
• Diretor da Faculdade de Educação da UnB – 14/02/98 a 13/03/2002
• Professor Adjunto IV da Universidade de Brasília (Aposentado).
• Conselheiro do Conselho de Educação do Distrito Federal – 1999 a 2007.
• Associado efetivo do Instituto Paulo Freire.

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:
• A escola cidadã: uma utopia municipalista – Rev Educação Municipal, São Paulo, 2 (4): 5-13, maio de 1989;
• Uma Agenda para a Educação: RBEP, Brasília, 70: 65-85, jan/abr 1989
• Gestão democrática do sistema municipal de educação – in: Município e Educação, M. Gadotti e J.E. Romão (org.), Cortez, São Paulo, 1993 – p. 135-172;
• Avaliação na gestão de organizações educacionais. Ver. Ensaio, RJ, v. 3, nº 9, p.14-19, mar. 1996;
• Paradigmas da gestão da educação: algumas reflexões. Caderno Linhas Críticas, UnB/FE, Brasília, nº 2, mar. 1996.
• Gestão da Educação: o município e a escola – (Co-autoria com Regina Vinhaes Gracindo) in: Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. FERREIRA, Naura S. C. e AGUIAR, Márcia ª de S (Orgs.) São Paulo, Cortez, 2000 (p. 147-176)
• Natureza dos Conselhos de Educação – Rev. Educação Brasileira – CRUB, Brasília, v. 22, n. 45, jul/dez 2000
• Gestão democrática da escola cidadã. In: Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Organizadores: Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.
• Os conselhos de educação no Brasil: limites e possibilidades de controle social. In: Participação e controle social na educação. Coord. Camila Crosso Silva. São Paulo: Ação Educativa, 2008 (Em Questão: 5)
• Avaliação Institucional em Educação. Rev. Direcional Educador. São Paulo, ed. 47, dez. 2008 (p. 16-19
• Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo. Livraria e Editora Paulo Freire, 2009 (Série Educação Cidadã 3)
• Plano Municipal de Educação in: Município que educa: múltiplos olhares. Paulo. R. Padilha, Sheila Ceccon e Prescila Ramalho (orgs). São Paulo. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2010 (p. 109-114)
• Registro, sistematização e socialização de práticas sociais. in: Município que educa: inovações em processo. Paulo. R. Padilha, Sheila Ceccon e Prescila Ramalho (orgs). São Paulo. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2011 (p. 37-42)

CONSULTORIAS:

• Consultor do MEC nos programas:
o Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho) – realização de palestras nos encontros estaduais do Pró-Conselho; autor de texto no Caderno Básico e elaboração dos Cadernos “Perfil dos Conselhos Municipais de Educação” de 2006, 2007 e 2008.
o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – Elaboração do Caderno “Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação” e diversas palestras em eventos nacionais sobre o tema.
o Projeto Memória do FNDE (2006), coordenado pelo Prof. Carlos R. J. Cury (elaboração de livro a ser publicado sobre a história dos programas de apoio à educação básica) (Contrato Unesco).

• Consultor do MEC na Conae/2010 (Contrato Unesco), realizando as atividades de:
o Condensação das emendas apresentadas pelas conferências estaduais ao Documento Referência nos Eixos I, II, III e V;
o Assessoramento à Comissão de Sistematização na organização dos Documentos para as Plenárias de Eixo e Plenária Final da Conferência Nacional;
o Assessoramento à Comissão de Sistematização na organização do Documento Final com a incorporação das emendas aprovadas na Plenária Final da Conferência;
o Elaboração de documento síntese identificando, a partir do Documento Final da Conae/2010, as propostas de ações que devem ser da iniciativa da União, dos estados e DF e dos municípios.
o Acompanhamento das reuniões da Comissão de Sistematização e do Pleno do Fórum Nacional de Educação.

• Consultor do MEC no Plano Nacional de Educação (Contrato Unesco), realizando as atividades de:
o Elaboração, para o Fórum Nacional de Educação, de documento sobre a história do Planejamento Educacional no Brasil;
o Assessoramento ao Fórum Nacional de Educação na identificação das emendas apresentadas ao PL n° 8035/2010 (Projeto do PNE), identificando: emendas iguais ou semelhantes e emendas coerentes e divergentes com as propostas da Conae/2010;
o Acompanhamento das discussões do Fórum Nacional de Educação sobre a tramitação do PL do PNE no Congresso Nacional.

• Consultor do Conselho Nacional de Educação (Contrato Unesco), realizando as atividades de::
o Elaboração de documento técnico analisando a trajetória dos 100 anos dos conselhos de educação no Brasil e dos 15 anos de atuação do atual do Conselho Nacional de Educação e indicando perspectivas futuras no atual contexto educacional;
o Elaboração de documento técnico para subsidiar Parecer do CNE sobre o Regime de Colaboração. A elaboração do documento contemplou, além da consulta a literatura sobre o tema, o acompanhamento e sistematização de três oficinas técnicas promovidas pelo CNE (com aproximadamente 35 especialistas convidados em cada uma) e diálogo com conselheiros e gestores do MEC.

• Consultor do SESI – Departamento Nacional: Elaboração (a partir da sistematização de contribuições em reuniões técnicas) dos documentos:
o Rede Sesi de Educação (2003);
o Formação Integral do Trabalhador – Educação Básica SESI, Educação Profissional SENAI: Ação articulada (2005);
o Referenciais Normativos, Pedagógicos, Operacionais e Financeiros Nacionais para a Articulação da Educação Básica do SESI com a Educação Profissional do SENAI – EBEP -(2006);
o Política e Diretrizes da Rede SESI de Educação (2007); e
o Metodologia de articulação curricular no EBEP (2010).

• Consultor do Instituto Paulo Freire – assessoria na elaboração (a partir de bases conceituais e sistematização de contribuições de reuniões técnicas) das propostas de:
o Criação dos Sistemas Municipais de Educação (Nova Iguaçu/RJ e Osasco/SP)
o Planos Municipais de Educação dos municípios de: Nova Iguaçu/RJ, Osasco e São Carlos/SP,
o Documento “Fundamentos teóricos, orientações e procedimentos metodológicos para a construção de uma Pedagogia de ATER” para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Contato: genuino.bordignon@gmail.com

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